INGREDIENTES:
5 mexericas polkan ( 2 para cristalizar e 3 para o bolo)
1 xícara de chá de açúcar
1/2 xícara de chá de água
6 ovos
225 g de açúcar
250 g de farinha de amêndoas
1 colher chá fermento em pó
MODO DE PREPARO:
Cortar as polkans ou bergamotas em rodelas de 0,5 cm, retirar as sementes e a parte branca.
Colocar numa panela o açúcar e a água, misture e adicione as polkans. Deixe 20 minutos, a mexerica irá ficar mais escura e a calda em ponto de fio, bem grossa. Para mexer não use colher, mas dê uma sacudida na panela, para que as polkans nao se dissolvam. Molhe as rodelas de mexerica bem no açúcar e depois coloque-as em cima de papel manteiga ou forma untada com óleo, para esfriar, enquanto preparamos o bolo.
Agora cozinhe em fogo baixo, na água, as 3 polkans restantes, com casca, por 40 minutos para deixar as cascas mais suaves. Tirar as mexericas e deixar esfriar, cortá-las em cubos, retirar a semente, a parte branca e colocar no liquidificador, dar uma triturada. Depois acrescente os ovos e bata. Acrescente açúcar, a farinha amêndoas e o fermento. Coloque a mistura na forma untada e enfarinhar. O bolo não cresce muito, então pode encher a forma. Pré-aqueça o forno, a 180º, e deixe assar por uma hora ou até que core.
Dica: se o bolo corar e ainda não estiver pronto ( coloque o garfo, que terá que sair seco, sem massa) colocar um papel alumínio por cima até assar e para não corar mais a superfície.
Glacê
1 1² xícara de chá de açúcar de confeiteiro
leite ou 1/4 xícara de suco de mexerica ou bergamota
colocar o leite aos poucos no açúcar até dar o ponto de creme mais consistente, colocar o glacê no bolo derramando no centro e deixando escorrer nas bordas. Enfeite com as mexericas cristalizadas.